Tipos de Clima e Atributos do Clima
DEFINICÃO
são elementos naturais ou não que exercem influência sobre o clima de uma determinada regi
Latitude
Quanto maior a latitude , ou seja, quanto mais nos afastamos do equador, em direção aos polos, menores são as temperaturas anuais.
Altitude
Quanto mais alto estivermos, menor será a temperatura. Isto porque o ar se torna rarefeito, ou seja, a concentração de gases e de humidade à medida que aumenta a altitude, é menor, o que vai reduzir a retenção de calor nas camadas mais elevadas da atmosfera. Também há a questão de que o oceano ou continente irradiam a luz solar para a atmosfera, ou seja, quanto maior a altitude, menos intensa será a irradiação.
Maritimidade
O clima de regiões próximas ao litoral recebe muita influência dos oceanos. Geralmente, cidades litorâneas são muito úmidas, com presença de alto índice pluviométrico (chuvas). Essa umidade é originária da evaporação da água dos oceanos que atinge o continente de forma mais intensa nas áreas litorâneas do que nas localizadas no interior. Por isso, a umidade do ar e o índice pluviométrico são maiores em cidades como Santos (litoral paulista) e menores em Brasília (interior).
Continentalidade
O clima de áreas localizadas distantes dos oceanos geralmente é mais seco do que das litorâneas. Isso ocorre, pois essas regiões sofrem pouca ou nenhuma influencia das massas de ar úmidas originárias nos oceanos.
Relevo
Regiões localizadas próximas ou entre montanhas possui clima influenciado pelo relevo. As montanhas dificultam o deslocamento de massas de ar, influenciando a umidade e o índice pluviométrico da região. Numa cidade localizada entre montanhas, por exemplo, pode fazer mais calor do que em outra próxima que não sofra este fator climático. Isso ocorre, pois o vento tem maior dificuldade para dispersar o ar quente em áreas cercadas por montanhas. As montanhas também podem ser barreiras para a chegada de massas de ar úmidas em determinadas regiões, deixando-as mais