TIPOS DE ARMAZENAGEM
Podem ser divididos em: 1) Armazéns Próprios
Um depósito próprio é aquele operado pela empresa proprietária da mercadoria, onde as instalações podem ser próprias ou alugadas. A decisão com relação à melhor estratégia para cada empresa é essencialmente financeira. Nem sempre é possível encontrar um depósito de aluguel que atenda a todas as necessidades. Depósitos exigem, por exemplo, muitas atividades de manuseio de materiais, e as instalações existentes, disponíveis para aluguel, podem não estar adequadamente projetadas. Geralmente, um depósito eficiente deve ser planejado, considerando o sistema de manuseio de materiais, a fim de permitir a máxima eficiência do fluxo de mercadorias.
No ramo imobiliário cada vez mais é comum ver a construção de depósitos de distribuição dentro das especificações de clientes, em regime de arrendamento mercantil. Esse tipo de construção personalizada existe em muitos mercados, sob contratos de arrendamento, para períodos a partir de cinco anos de duração.
As principais vantagens da armazenagem própria são o controle, a flexibilidade, o custo e outras vantagens intangíveis. Depósitos próprios oferecem mais controle, pois a empresa tem autoridade absoluta para a tomada de decisões a respeito das atividades e das prioridades nas instalações. Esse controle facilita a integração das operações do depósito com os outros procedimentos logísticos internos da empresa.
Por fim, depósitos próprios têm certas vantagens intangíveis, particularmente no que diz respeito à presença no mercado. Um depósito próprio, com o nome da empresa na porta, dá aos clientes a impressão de pronta resposta e estabilidade. Essa impressão dá, às vezes, uma vantagem de marketing sobre outras empresas.
A maior parte das indústrias e grandes empresas comerciais possuem seus armazéns que variam desde instalações simples para acondicionamento de pequenas quantidades até grandes instalações especializadas em commodities, granéis,