661 1870 1 PB
DE USINAGEM: UM ESTUDO DE CASO EM
INDÚSTRIA DE PEÇAS AUTOMOTIVAS
Alexandre Dalcin (PPGEP/UFRGS)
Márcia Ethur dos Reis Trevisan (PPGEP/UFRGS)
Carla Schwengber ten Caten (PPGEP/UFRGS)
Resumo
Este artigo tem como objetivo a aplicação do Controle Estatístico do Processo em um processo de fabricação de uma peça mecânica usinada integrante de um sistema de direção hidráulica automotivo. O estudo analisa e compara o diâmetro de um eixo mecânico produzido por um processo de usinagem tipo retífica, em duas diferentes máquinas. Os resultados obtidos com a aplicação do estudo visam identificar a estabilidade do processo ao longo do tempo, a capacidade do processo em atender às especificações do cliente, o percentual de peças fora da especificação e viabilidade de implantação de melhorias em função da perda do processo devido a peças não conformes.
Palavras-chave
Controle Estatístico do Processo, Indústria de Autopeças, Capacidade e
Viabilidade do Processo de Usinagem.
Abstract
The objective of this article is the study of Statistic Process Control of the machined mechanical part component of the hydraulic automotive steering system. The study is based upon dimensional values collected in a production line, evaluating the same type rectify machinery process of a mechanical shaft diameter, produced in two different machines. The results obtained with the studies applications aim to identify the stability, process capacity, production viability and improvements evaluation application because of process loss due to not conforming parts.
1 INTRODUÇÃO
A competitividade no meio industrial automobilístico nas últimas décadas cresceu consideravelmente. Como consequência disso, a incansável busca por técnicas diferenciadas para aumentar a qualidade dos produtos e, assim, obter melhores desempenhos em todos os processos, tem sido uma das preocupações maiores das indústrias interessadas em solidificar sua presença no mercado mundial (FERNANDES;