Tipos de argumentos
-Argumento de autoridade -quando eu cito um famoso, que já falou sobre o assunto, que tenha reconhecimento. Para sustentar minha ideia
A ideia se sustenta pela citação de uma fonte confiável, pode ser um especialista no assunto ou dados da instituição de pesquisa, uma frase dita por alguém líder ou político algum artista famoso ou algum pensador,enfim, uma autoridade no assunto abordado. A citação pode auxiliar e deixar consistente a frase citada deve vai entre aspas.
-Argumento por causa e consequência-
Para comprovar uma tese, você pode buscar as relações de causa ( os motivos, os porquês) e de consequência ( os efeitos, a decorrência )
" o Brasil é pobre ( consequência ) porque não estuda ( causa)."
-Argumento por analogia - é o argumento que pressupõe que se deve tratar algo de maneira igual, situações iguais. As citações de jurisprudência são exemplos mais claros do argumento por analogia, que é bastante útil porque o juiz será, de algum modo, influenciado a decidir de acordo com o que já se decidia, em situações anteriores.
- argumento por provas concretas ou principio:
Ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade. Podem ser usados dados estatísticos ou falsos ou fatos notórios ( de domínio público).
- argumento de exemplificação ou ilustração:
A exemplificação consiste no relato de um pequeno fato ( real ou fictício). Esse recurso argumentativo é implantado usado quando a tese defendida é muito teórico e carece de esclarecimento com mais dados concretos. Contar uma história para fundamentar a tese.
- argumento de refutação
São argumentos que se originam dos que sustentam o ponto de vista oposto. A refutação pode acontecer por meio de citação de autoridade , de dados concretos ou de exemplificação. O que importa é que ele refute direta,net a sustentação do ponto de vista alheio, corroborando, assim, com a tese