Tipos de argumento
1. Argumento de Autoridade
Fazer referência a uma autoridade no assunto que se está discutindo pode conferir mais credibilidade ao argumento.
Exemplo:
“Conforme afirma o renomado Bertrand Russell, não é a posse de bens materiais o que mais seduz os homens, mas o prestígio decorrente dela. Segundo o mesmo autor, na China e no Japão, o saber é mais valorizado que a riqueza exatamente porque, nessas sociedades, confere mais prestígio a quem o possui” .
A referência à autoridade pode ser feita:
· citando textualmente um trecho do autor lembrado. Neste caso, sobretudo em trabalhos científicos formais, é preciso informar a referência bibliográfica (que normalmente se faz em nota de rodapé).
· aludindo a ideias do autor, apropriando-se delas no texto que se está escrevendo, como ocorre no exemplo acima.
2. Argumento de Apoio na Consensualidade
Neste tipo de argumento, não há prova ou demonstração, uma vez que seu conteúdo de verdade é aceito como válido por consenso dentro de um certo espaço sociocultural.
Exemplos:
“O investimento em educação é indispensável ara o desenvolvimento econômico de um país” .
“As condições de saúde são mais precárias nos países subdesenvolvidos” .
· OBS.: O argumento de apoio na consensualidade não deve ser confundido com o chavão.
3. Argumento de Comprovação pela Experiência
É utilizado quando o conteúdo de verdade de um enunciado deve ser fundamentado por documentação com dados que comprovem ou confirmem sua validade.
Exemplo:
“O acaso pode dar origem a grandes e importantes descobertas científicas, o que pode ser demonstrado pela descoberta da penicilina por Alexandre Flemming, que cultivava bactérias quando, por acaso, percebeu que os fungos surgidos no fransco matavam as bactérias que ali estavam. É por isso que a pesquisa deve ser preocupação de todos os governos” .
A comprovação pode se feita através de: a) fatos históricos; b) estatísticas; c) exemplos, etc. 4. Argumento com Fundamentação