Tipos de anemias
No dia 23 de Março de 2013, 3º período do curso de farmácia, realizou-se uma prática de titulação Ácido-Base na FUNTAC (FUNDAÇÃO DE TECNOLOGIA DO ACRE), acompanhados do Professor Cézar Silvino Gomes.
Uma das aplicações das reações Ácido-Base é a determinação da concentração de um ácido (ou de uma base) de concentração desconhecida pela reação de neutralização de uma base (ou ácido) de concentração conhecida. Esse procedimento é conhecido como titulação Ácido-Base e a solução de concentração conhecida é chamada de solução Titulante.
A reação se processa até que sejam adicionadas quantidades equivalentes das duas soluções; atingi-se nesta altura “ponto de equivalência”.
Na prática, a detecção do ponto de equivalência é feita usando-se um indicador apropriado, que muda de cor para um valor de ph, o mais próximo Possível do ponto de equivalência, portanto o fim da Titulação.
OBJETIVO:
NESTE TRABALHO PRETENDEMOS FAZER UMA TITULAÇÃO Ácido-Base USANDO COMO ÁCIDO FRACO, ÁCIDO ACÉTICO E COMO BASE FORTE NAOH, O OBJETIVO É OBSERVAR A MUDANÇA DE COR QUE OPERA DURANTE A VARIAÇÃO BRUSCA DO VALOR DE PH, TÍPICA DE UMA TITULAÇÃO ÁCIDO FRACO E BASE FORTE.
Procedimentos a serem seguidos: 1- Titulação do Ácido Acético com o NAOH (Hidróxido de Sódio) á 0,1 mol;
A- Diluir 25ml de Ácido acético para 25ml de Água; B- Preparar 100ml de NAOH; C- Colocar o Ácido Acético no Erlenmeyr junto com indicador,no máximo de 2 a 10 gotas; D- Colocar o Titulante (NAOH) na bureta iniciar titulação gota a gota; E- Depois de terminar a Titulação, descartar o Titulado no frasco devido e lavar o