Tipo e Antitipo
A sociedade está passando por profundas mudanças nós seus valores econômicos, sociais, culturais, políticos, artísticos, científicos e religiosos. As principais mudanças são o pluralismo e o relativismo.
Essas mudanças não se restringem a nossa cidade, estado ou país, pelo contrário, é uma tendência mundial, acelerada por um sistema de comunicação – internet, televisão, DVD, cinema, teatro e música.
Os valores estão sendo pulverizados. Conceitos sendo criados e no meio de tudo isto a Igreja se vê diante de um desafio enorme. Viver o evangelho, sobreviver ou assimilar as mudanças, podendo ter dois sentidos neste último. Assimilar no sentido de adaptarem-se as mudanças para não por empecilhos ao crescimento, ao convívio com a sociedade, ou assimilar no sentido de compreender e responder.
O consumismo
Uma das marcas do período pós-moderno é o consumismo desenfreado. Este consumismo está presente em toda parte. O homem não se satisfaz com o básico e necessário, gastando altas somas de dinheiro que possui e que não possui- cartão de crédito, financiamentos. E podemos ver isto claramente acontecendo entre os c cristãos, entre aqueles conhecem ou deveria conhecer o apelo de Isaías – Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e come o que é bom, e deleitai-vos com a gordura. Is 55.2
Não é pecado possuir tais coisas, não é isto que se questiona, mas que se adote uma prioridade de valores e que os nossos recursos sejam usados com inteligência e espiritualidade, que não sejamos contaminados com o egoísmo e imediatismo presentes neste tempo.
A linguagem visual e musical
As premissas do tempo moderno aparecem de forma explicita na forma de imagens, internet, cinema, DVD, televisão e teatro e nas produções musicais. A música tem sido uma das principais armas para minar valores e premissas cristãs.
O erotismo
A linguagem visual e musical está