Síntese sobre Ambiente numa perspectiva Histórica
A Revolução Industrial
A moderna história do comércio dos Estados Unidos começa, aproximadamente, nas décadas de 1820 e 1830. Em primeiro lugar, a construção de uma rede de canais e, em seguida, de um sistema ferroviário de um extremo ao outro da nação desencadeou um processo de unificação econômica do país. Um fluxo de invenções básicas - a máquina a vapor, a máquina de beneficiar algodão, o processo de produção de aço de Bessemer, a vulcanização da borracha - proporcionou a base tecnológica para uma rápida largada industrial. A invenção tecnológica avançou junto com a invenção social e o desenvolvimento de uma das organizações mais bem sucedidas e influentes na história da firma comercial.
Por volta de 1880-1900, estava montada uma moderna infra-estrutura industrial. A mesma unificou o país em um mercado comum norte-americano. A firma emergiu como um instrumento central e privilegiado e um instrumento central de progresso social. Este período, nos Estados Unidos que se tornou conhecido como a "Revolução Industrial", foi um período de extraordinária turbulência estratégica. Os primeiros empreendedores industriais devotaram a maior parte de suas energias à criação da moderna tecnologia de produção. Estabelecendo em torno dela a tecnologia organizacional e demarcando suas parcelas do mercado. O conceito de concorrência. Da forma hoje conhecida não começou sua evolução antes da década de 1880. O conceito anterior era de dominar ou absorver o concorrente. O marketing moderno, como o conhecemos hoje, ainda não tinha sido desenvolvido.
A Era da Produção em Massa
A partir de 1900, o centro das atenções se deslocou para o desenvolvimento e a consolidação da estrutura industrial-criada durante a Revolução Industrial. Este novo período, que durou até a década de 1930, foi denominado a "era da produção em massa" e, como o nome sugere, o foco da atividade industrial concentrou-se na elaboração -e aperfeiçoamento da produção