Tipo textual
A TIPOLOGIA E OS GÊNEROS TEXTUAIS Tipologias textuais •Narração: caracteriza-se pelo relato de um fato, real ou imaginário, que é contado ao leitor pelo narrador. Este pode ser de 1ª pessoa, também chamado narrador onipresente, quando narra o que viveu ou presenciou; ou de 3ª pessoa, também chamado onipresente, quando narra algo que observou. São ainda elementos do texto narrativo: as personagens; o tempo e o espaço.
•Descrição: caracteriza-se pela apresentação das características do que se observa: uma pessoa, um lugar, uma cena. Há dois tipos de descrição: a objetiva, por meio da qual destaca-se os aspectos observados a “olho nu”, ou seja, as características físicas; e a subjetiva, que se caracteriza pelo destaque das características psicológicas de quem se observa ou dos sentimentos que um lugar, por exemplo, desperta naquele que o observa.
Dissertação: caracteriza-se pela análise de um determinado dado da realidade, um assunto atual e/ou polêmico que seja de interesse público. Para Platão e Fiorin: “os textos narrativos e descritivos produzem uma representação do mundo, os dissertativos analisam, interpretam, explicam e avaliam dados da realidade
O texto dissertativoargumentativo Dissertar é o mesmo que discorrer sobre um assunto, discutir, explicar. O texto dissertativoargumentativo tem como principal objetivo transmitir informações sobre determinado tema e persuadir o leitor sobre o ponto de visto do autor a respeito do assunto.
Os textos argumentativos seguem, praticamente, a seguinte estrutura: •Tese: ideia principal a ser defendida pelo texto, expressa o ponto de vista que se deseja provar; •Argumentação: apresentação de argumentos de diferentes naturezas; composição de uma linha de raciocínio a fim de convencer o leitor e concordar com a tese; •Conclusão: reafirmação da tese.
A linguagem do texto dissertativo: Como o texto dissertativoargumentativo deve apresentar objetividade na exposição das ideias, é