Tintas
Divinopolis - MG
2014
Materiais de Construção II
Trabalho apresentado à disciplina de Materiais de
Construção II, no curso de Engenharia Civil, ministrado pelo professor Marcos Ribas, da
Faculdade Pitágoras- Divinópolis-MG
Divinopolis - MG
2014
1)- Introdução
A maneira mais comum de se combater a deteoriorazação dos mais diversos tipos de materiais é proteger suas superfícies, aplicando-se lhes uma película resistente que impeça a ação dos agentes de destruição ou corrosão. Essas películas podem ser obtidas pela aplicação de tintas, vernizes, lacas ou esmaltes.
2)- Desenvolvimento
Tintas
Generalidades.
As tintas que são os produtos mais usados para proteger materiais são constituídas essencialmente de uma suspensão de partículas opacas (pigmentos) em veículos fluidos. A principal função das películas e cobrir e decorar a superfície; a do veículo aglutinar as partículas e formar a película de proteção. Além desses, as tintas modernas contem outros componentes. Com exceção do aparecimento de novos pigmentos orgânicos, o grande avanço que tem havido na tecnologia das tintasse deve nas alterações efetuadas nos veículos. Isso pode ser feito, por exemplo, rearranjando-se duplas ligações, combinando-se o óleo com resinas sintéticas, adicionando-se óleo sintético etc. por outro lado, nas tintas emulsionáveis que apareceram no mercado em 1949 o veículo e uma emulsão em que a fase continua e agua e fase dispersa, gotas de óleo secativo, ou de um látex de borracha ou resina, podendo conter pigmentos e outras substancias. Atualmente fabricam-se tintas que atendem as mais diversas facilidades. Assim, existem tintas luminescentes, tintas que inibem o ataque de fungos, bactérias, algas etc.
Classificação das tintas.
Atualmente, os produtos de comercio diferem tanto entre si, que escapam as limitações de qualquer classificação, quer se baseie na origem do pigmento, que no veículo usado ou na finalidade. Um simples