Tintas
SUMÁRIO
1. Objetivo 4
2. Tintas Ecológicas 5 2.1. Características gerais das tintas ecológicas 5 2.2. Produtos à base de água 6 2.3. Tipos de pigmentos naturais 6
3. Curiosidades 7
4. Histórico 8
5. Compostos orgânicos voláteis 8
6. Relação Custo Benefício 9 6.1. Marcas, Preços e Rentabilidade 9 6.2 Comparações com tintas normais 13
7. Conclusão 14
8. Referencias Bibliográficas 15
1. Objetivo
No intuito de conscientizar as pessoas a importância de utilizar as tintas ecológicas enfatizamos nesse trabalho as características, curiosidades, históricos e também comparamos a composição, preço, durabilidade, marcas e rentabilidade das tintas ecológicas e normais.
2. Tintas Ecológicas As tintas ecológicas são umas das alternativas de projetos sustentáveis e estão conquistando muitos empresários e clientes, os quais estão optando por essa nova versão de tinta disponível no mercado e que é muito funcional. Além da qualidade a tinta ecológica não gera poluição da atmosfera, não destrói a camada de ozônio, não agride o meio ambiente, não oferece risco à saúde do aplicador e nem do usuário da área que recebeu a pintura, pois são compostas por matérias primas naturais e são à base de água, que formam uma película sintética deixando a parede "respirar", ou seja, permite a troca de calor entre os ambientes fazendo com que a temperatura dos cômodos fique mais agradável e, consequentemente, o consumo de energia com refrigeradores de ar diminui. Tem boa funcionalidade na cobertura e aderência de superfícies em alvenaria, reboco, amianto, divisórias, forro, madeira, gesso e massa corrida. Tem acabamento fosco, variadas opções de cores e pode ser aplicada em ambientes internos e externos.
2.1. Características gerais das tintas ecológicas São fabricadas segundo critérios ambientais rigorosos, planejadas com Análise de Ciclo de Vida (ACV)
• Ausência de produtos ou insumos