tinta imobiliaria
Por Walber Freitas
A pintura é um serviço de obra tão importante como qualquer outro, e é um grave erro não lhe dar uma atenção condizente, ela deve ser projetada e executada segundo técnica adequada, não devendo ficar ao critério de pessoa não conhecedora. Deve-se cuidar para que todos os materiais e toda mão-de-obra sejam da melhor qualidade.
A pintura tem, normalmente, duas finalidades: Proteger e Embelezar. Assim sendo, seja na escolha da tinta, seja da classificação ou no recebimento do serviço, deve-se considerar se essas duas metas foram atingidas.
Os materiais que participam das pinturas podem ser generalizados em tintas de fundo (primers), massas e tintas de acabamento. As tintas de fundo são chamadas também seladores, quando servem para isolar a parede, com seus defeitos, das tintas ou massas; podem também ser antioxidantes para metais. As massas servem para tornar a parede absolutamente lisa ou para formar relevos. E ainda existem os removedores.
Acessórios para pintura:
Bandejas;
Revolver;
Cobre tudo Coral;
Lixas;
Pincéis/trinchas;
Rolos;
Espátulas;
Desempenadeiras de aço.
Tipos de superfícies mais comuns encontradas na Construção Civil:
Concreto Aparente;
Sobre Madeira;
Sobre Metal Ferroso;
Sobre Metal não Ferroso (Alumínio e Galvanizados).
Sobre Alvenaria Comum;
Tijolo;
Bloco de Concreto;
Reboco;
Sobre Alvenaria Especial;
Tijolo Aparente;
Problemas e Prováveis Causas:
Eflorescência: Manchas esbranquiçadas que surgem na parede quando o produto foi aplicado sobre uma superfície úmida ou antes do tempo exigido para a cura do reboco.
Fissuras: Essas rachaduras finas, que afetam apenas o reboco, aparecem quando não se aguarda o tempo de cura ou quando a camada de massa fina é espessa demais.
Enrugamento: Ocorre se a camada de tinta está muito espessa ou o intervalo entre as demãos não foi o suficiente. Outro fator que propicia o surgimento do