TIJOLOS OU BLOCOS
Engenharia Civil
Leonardo Silva Pimentel Vilela
Maceió, Alagoas
Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT
Engenharia Civil
Leonardo Silva Pimentel Vilela
Trabalho apresentado no curso de Engenharia civil a Faculdade de Tecnologia de Alagoas na matéria de Química 2, ministrada pela professora Cássia Roberta.
Maceió, Alagoas
1-Introdução
As Cerâmicas compreendem todos os materiais inorgânicos, não metálicos, obtidos geralmente após tratamento térmico em temperaturas elevadas. Cerâmica vem da palavra grega “Keramus” que significa matéria prima queimada, indicando que as propriedades desejáveis dessas matérias são normalmente atingidas através de um processo de tratamento térmico a alta temperatura conhecido por ignição. Numa definição simplificada, materiais cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com exceção do carbono. Podem ser simples ou complexos.
As cerâmicas podem ser classificadas em dois tipos, as convencionais e as avançadas. As convencionais se dividem em quatro tipos, estruturais, vidros, louças e cimentos. As avançadas se dividem em três tipos, eletrônicos, ópticos e biometrias.
Algumas de suas características são, ter maior dureza e rigidez quando comparadas aos aços, maior resistência ao calor e à corrosão que metais e polímeros, são menos densas que a maioria dos metais e suas ligas, os materiais usados na produção das cerâmicas são abundantes e mais baratos e a ligação atômica em cerâmicas é do tipo mista: covalente + iônica.
O objetivo desse trabalho é apresentar uma pesquisa a respeito de material cerâmico, especificamente, bloco ou tijolo apresentando qual o melhor material quando solicitado mecanicamente.
2- Desenvolvimento
2.1-Tijolos.
2.1.1-Os tijolos, como são popularmente conhecidos, são um dos componentes básicos de qualquer construção de alvenaria, seja