tig-graduacao
Sobre terceiro setor define-se, segundo segundo Aquino Alves, pesquisador da Fundação Getulio Vargas, citado por Melo Neto e Froes(2001, p.9), espaço institucional, com ações privadas e voluntaristas, com o intuito de colaborar com o publico alvo sem que haja fins lucrativos.
Para Ruth Cardoso, citada por Melo Neto (2001, p.8) o terceiro setor é um novo ramo publico, nao necessariamentel governamental, formada de iniciativas privadas colocando em foco o interesse comum, sempre pensando no bem estar publico.
E por ultimo de acordo com Merege, citado por Srour(1998, p.239), o terceiro setor é um conjunto de organizações nao governamentais, caracterizados por nao possuir fins lucrativos, e tambem por buscar resultados publicos e procurar respostas e soluções para problemas sociais, entre outros.
Sobre a expansao do terceiro setor, podemos dizer que os primeiros diretores de ONG'S na America Latina, possuem entre 40 e 60 anos. De certa forma a exclusao social, tal insatisfação com o governo, crise no setor economico, má gestao, corrupção, graves problemas sociais de miseria, violencia e desemprego, fizeram com que grupos se reunissem para conquistar seus direitos.
No Brasil terceiro setor ate um certo momento, sempre foi ligado a ações envolvidas com a igreja, hospitais, orfanatos. Na decada de 1970, o país vivenciou diversos acontecimentos que buscavam transformação social. Na decada de 1990 a força da expressao "sem fins lucrativos" ganhou mais força diante de varios fracassos governamentais, dando inicio a uma inegavel expansao do terceiro setor no pais.
O terceiro setor se divide em quatro categorias:
Associações, que defendem interesses comuns.
Organizações filantropicas e beneficentes, que comportam pessoas excluidas, enfermas, miseraveis,