TIG DIA 17
Francielle da Costa ; Wellington Rodrigo; Marlon Luiz; Guilherme Ribeiro; Marcelo Ferreira; Frederico Elvis
Maria Lúcia Yoshico Wakisaka (Orientador)
Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG narf_cielle@hotmail.com; dutra12327@gmail.com; maria.wakisaka@prof.unibh.br;
Resumo: O objetivo desta pesquisa é estudar a eficiência do reforço estrutural com a fibra de carbono na Construção Civil. Quanto à finalidade do presente estudo, esta pesquisa propôs um sistema inovador em relação às possibilidades do uso da fibra de carbono em viadutos. Para melhor entendimento do assunto foi desenvolvido uma maquete e desenho de AutoCAD.
A utilização do sistema composto da fibra de carbono necessita ter um investimento maior em relação ao sistema convencional de reforço estrutural, Porém, o seu custo-benefício é compensatório, devido ao seu peso, mão de obra e equipamento mais acessíveis e a sua resistência em longo prazo.
____________________________________________________________________________
1 INTRODUÇÃO
O concreto armado é o material utilizado na maior parte das estruturas, devido à suas diversas características e vantagens, mas considerando a vida útil média das construções de 50 anos, eventualmente as estruturas em concreto armado precisam ser reparadas ou reforçadas para restaurar sua segurança e prolongar sua durabilidade.
Novos materiais e métodos de construção e reforço são constantemente desenvolvidos, portanto, estudos para analisar a eficiência e a viabilidade das novas técnicas devem ser feitos.
A fibra de carbono é um dos materiais com crescente aceitação e utilização em diversas áreas de tecnologia, por exemplo, aeronáutica e bélica. Um dos motivos disso é sua grande resistência e pouco peso se for comparado a outros materiais como o aço e o concreto e também sua ótima resistência à corrosão.
Na construção civil, o reforço estrutural com fibra de carbono ainda é uma técnica desconhecida