TRABALHO DE PETROGRAFIA
PETROGRAFIA A petrografia é um ramo da petrologia cujo objetivo é a descrição das rochas e a análise das suas características texturais, mineralógicas e químicas.
TIPOS DE ROCHAS As rochas são classificadas em: ígneas, sedimentares ou metamórficas Ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito. Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário. Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).
ROCHA ÍGNEA As chamadas rochas ígneas ou magmáticas (rochas fundidas) formam-se pelo resfriamento do magma. Por vezes, o magma é expelido por vulcões ou fissuras na superfície terrestre onde pode se resfriar. Porém, comumente, o resfriamento e a solidificação do material magmático ocorrem no interior da crosta. Em decorrência das altas temperaturas (acima de 1100C) e o local de formação essas rochas não contêm fósseis. As rochas ígneas são classificadas em extrusivas e intrusivas. As rochas ígneas extrusivas formam-se quando o magma, trazido de grandes profundidades, atinge a superfície terrestre através de fissuras na crosta, esfria e torna-se rocha. O basalto é um