tidir
UNA campus contagem
GRADUAÇÃO EM engenharia mecânica e engenharia elétrica
Fernado Borges,
APROVEITAMENTO ENERGÉTICO NAS INDÚSTRIAS
Pré-Projeto de pesquisa apresentado no Programa de Graduação em Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica (UNA) como requisito parcial para a obtenção do título de engenheiro mecânico e engenheiro elétrico.
Orientador(a): Prof.(a). Dr.(a). Ricardo Braga
Contagem
13 de março de 2014
DESCRIÇÃO DO PROBLEMA:
Sabe-se que nas indústrias um dos principais desperdícios é o de energia, especificamente na área dos motores elétricos, a iluminação e nos sistemas de geração de calor e resfriamento. Nesse sentido, é necessário que todos esses meios estejam ligados entre si para que ocorram todos os procedimentos de fabricação um determinado produto e operações dentro da empresa.
De acordo com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL1, “o setor industrial é responsável por aproximadamente 46% do consumo de energia elétrica no Brasil, do qual somente os motores absorvem 51% da energia consumida.”
Desse modo, as indústrias produzem uma contra economia, gerada especificamente pelo alto consumo de energia, e que resulta em gastos que, se reduzidos, poderiam ser redistribuidos em outros setores da empresa.
Esse assunto atualmente é alvo de debates tangentes à sustentabilidade de energia no país. Em entrevista publicada no site da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, o secretário do meio ambiente do estado faz declarações acerca das preocupações que ocupam as políticas públicas do estado concernentes ao assunto:
“‘O governador Sérgio Cabral já enviou um decreto que obriga os prédios públicos a serem abastecidos por energia solar. O nosso próximo objetivo é que todos os prédios que sejam construídos tenham aquecimento solar’, frisou. Carlos Minc (Secretario de