Tica E Sociedade
Ética e sociedade estão intrinsicamente ligadas, o que desde logo se percebe no próprio conceito de ética, quando a mesma é definida por Vázquez como “a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade” 1.
Percebe-se que a ética, embora seja sempre individual, tem sua aplicação na comunidade, é o comportamento de cada pessoa em relação ao coletivo, ao grupo social, representa, segundo García Máynez, “o conjunto de regras de comportamento e formas de vida através das quais tende o homem a realizar o valor do bem” 2, ou seja, mesmo que distinta, é inseparável da sociedade, pois nesta reside seu campo de aplicação.
Embora muitos a confundam com a moral, com esta não se identifica, porque enquanto a última reflete as regras e peculiaridades de uma determinada cultura, observa o costume e o normatiza, a ética vai além, busca extrair da moral princípios e fundamentos últimos, é desconstrutora e fundadora, é “metamoral”.3
Conforme afirmado, apesar da ética ser um comportamento particular, seu emprego se dará perante a sociedade, em meio às relações intersubjetivas, as quais são naturais à vida humana, por ser o homem essencialmente gregário, político, carecedor da convivência com outros homens para sua sobrevivência e desenvolvimento de suas aptidões.
Considerando que existem grupos sociais diferenciados, alguns mais reduzidos e outros mais abrangentes e que a vida social é essencialmente complexa, a aplicação da ética passa por diversos aspectos e setores sociais diferenciados: a ética familiar, política, profissional, ecológica, dentre outros. Passa-se agora á visualização de alguns desses aspectos.
1. Ética e Estado
O Estado é uma ficção, uma forma encontrada pelos homens de se organizarem socialmente para atingir seus objetivos de forma equilibrada, em contraposição a um Estado natural, em que a força dita as relações.
Remontando novamente ao conceito de ética como comportamento benéfico à coletividade,