TICA E IDEOLOGIA
Atualmente, podemos notar o declínio do uso da Ética em nosso dia-a-dia, sendo que esta deveria ser uma atitude não obrigatória, mas que natural e que mostra e define realmente as pessoas que somos. Podemos dizer que a Ética está em estado terminal de vida, o que é uma verdadeira catástrofe em nossa sociedade.
Creio que em pouco tempo, haverá uma revolução social onde, aqueles que possuem Ética e Valores morais, irão destacar-se perante o resto da sociedade, tendo como resultado uma verdadeira "valorização dos valores".
IDEOLOGIA
2. Conceito de Ideologia de Marx
Para Marx a ideologia tratava-se do meio pelo qual as ideias da classe dominante pareciam reais e naturais aos olhos do povo.
Marx dizia que a classe trabalhadora era levada a entender-se como classe, por classes com interesses económicos, políticos e sociais que lhes eram activamente impostos, ou seja, num estado de falsa consciência subentendida como natural, embora não o fosse. O Homem não consegue sair das suas condições materiais de vida, por isso não tem uma consciência real das suas necessidades. Trata-se de uma falsa consciência, consciência do mundo material, tal como uma imagem distorcida. Esta tem o seu índice de desactualização, ou seja, com o passar dos anos vamos achando que as formas de propaganda antigas nos parecem estranhas, não fazem o sentido que faziam na altura, e apenas as actuais funcionam para nos persuadir de determinada coisa. Este facto é igualmente observado nos hábitos e costumes, moda têxtil, etc. Achamos que somos nós quem escolhe o que consumimos, mas de facto, tudo o que compramos e levamos para casa foi apenas o que se encontrava disponível para consumo naquele dia, daquele mês e ano, daquela época, com todas as ideologias que lhe correspondem As pessoas vêem-6 se e entendem o seu comportamento na sociedade não como originalmente natural ou biológico, mas sim um conjunto de regras sociais formadas pela própria sociedade. É uma obviedade, é