TICA E EPICURO
Professor : André
2ºAno A
Amanda Stéfany nº 03
Campinas, 2015
Ética
A palavra ética é de origem grega derivada de ethos que significa “modo de ser” ou “caráter”, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em aMANsociedade. É uma reflexão sobre a moral. A ética seria uma reflexão acerca da influência que o código moral estabelecido exerce sobre a nossa subjetividade, e acerca de como lidamos com essas prescrições de conduta, se aceitamos de forma integral ou não esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.
Ética: é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral: é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. São os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando ao seu caráter, altruísmo e virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.
Epicuro
Epicuro foi um filósofo grego, o fundador do Epicurismo, filosofia baseada na identificação do bem soberano como prazer e na teoria atomista, na qual o átomo era o elemento formador de todas as coisas.
Epicuro nasceu na ilha de Samus, Grécia, em 341 a. C. Estudou filosofia, foi aluno de Pânfilo, discípulo de Platão, mas discordava de suas ideias, fazia oposição à Academia de Platão e ao Liceu de Aristóteles. Foi enviado para estudar em Téos,