Tica A Nicomaco
Primeiro Silogismo:
Nossa discussão será adequada se tiver tanta clareza e comporta o assunto, pois não se deve exigir a precisão em todos os raciocínios por igual, então não se deve buscá-la nos produtos de todas as artes mecânicas.
Segundo silogismo:
Ao tratar, então, de tais assuntos, e partindo de tais premissas, devemos contentar-nos em indicar a verdade aproximadamente em linhas gerais; ao falar de coisas que são verdadeiras apenas em sua maior parte e com base nas premissas da mesma espécie, só poderemos tirar conclusões da mesma natureza.
Terceiro silogismo:
Retomemos a nossa investigação e procuremos determinar, à luz deste fato de que todo conhecimento, todo trabalho visa a algum bem, quais afirmamos ser os objetivos da ciência política então qual é o mais alto de todos os bens que se podem alcançar pela ação.
Quarto silogismo:
Voltemos, então, ao ponto em que havia começado esta digressão. A julgar pela vida que os homens levam em geral, a maioria deles, os homens de tipo mais vulgar, parecem (não sem um certo fundamento) identificar o bem ou a felicidade com o prazer, e por isso amam a vida dos gozos.
Quinto silogismo:
Ainda mais: como das coisas que correspondem a uma Ideia a ciência é uma só ou haveria uma única ciência de todos os bens. Mas o fato é que as ciências são muitas, mesmo das coisas que se incluem numa só categoria: da oportunidade, por exemplo, e que a oportunidade na guerra é estudada pela estratégia, na saúde pela medicina, enquanto a moderação nos alimentos é estudada por esta última, nos exercícios pela ciência da ginástica.
Sexto silogismo:
Voltemos novamente ao bem que estamos procurando e indaguemos o que é ele,então não se afigura igual nas distintas ações e artes; é diferente na medicina, na estratégia, ou em todas às demais artes do mesmo modo. Que é, pois, o bem de cada uma delas? Evidentemente, aquilo em cujo interesse se fazem todas as outras coisas.