Resumo Tica A Nicomaco
Aristóteles foi um grande filósofo grego que nasceu na Macedônia na cidade de Estagira, aos 17 anos foi para Atenas completar sua educação e lá escolheu a Academia de Platão. A partir daí Aristóteles desenvolveu seu pensamento filosófico e sua visão sobre a ética. E hoje ele é reconhecido por seus escritos lógicos, físicos,metafísicos, morais, políticos, retóricos e poéticos. Porém seu legado sobre a Ética tornou-se muito importante já que nos ajuda a ter uma visão correta de que práticas efetuar para alcançar a felicidade com êxito e assim sendo uma pessoa ética. Pois para Aristóteles a Ética é uma virtude que nasce do hábito.
A obra Ética a Nicômaco foi escrita pelo grande filosofo Aristóteles em homenagem a seu filho Nicômaco. Aborda seus pensamentos sobre a Ética e é considerada a mais importante obra dele sobre este assunto. A obra é dividida em 10 livros nos quais Aristóteles expõe suas concepções teleológicas e eudaimonista, ou seja, a teoria da finalidade e a doutrina da qual a felicidade é o objetivo da vida. Trazendo a virtude como mediana e suas concepções sobre o hábito e a prudência na ética.
A ética Aristotélica tem sido a base do pensamento humano, pois com ela Aristóteles ensina a fazer o bem, até tal atitude se tornar um hábito e assim o indivíduo torna-se virtuoso. Pois a ética diz respeito ao indivíduo, diferenciando-se assim da política que tem dimensão social. E Aristóteles é o primeiro a dividir tais conceitos.
O livro inicia abordando a respeito do objeto do agir humano, tal objeto seria o bem. Praticando o bem, chaga-se na finalidade que é a felicidade. E essa felicidade nada mais é que uma atividade virtuosa da alma, pois ela não é tida pela posse de bens materiais, mas sim no desenvolvimento e ação de bons valores internos.
Sobre virtude, Aristóteles faz uma dicotomia entre as virtudes intelectuais que