tica Trabalho 01
Platão A ética é uma característica humana, um pilar na produção da realidade social. Ele afirma que toda pessoa possui qualidades morais como a sabedoria, coragem, temperança, justiça e o senso ético, uma espécie de consciência moral, que desempenham o a sua do comportamento da sociedade buscando o bem comum e a coletividade. Entretanto ele diz que o espírito pode ser corrompido com interesses próprios e a busca pelas riquezas. Assim a pessoa valoriza os ganhos próprios e não da sociedade. De acordo com o mundo das idéias, perfeito e imutável a sociedade deve viver em senso coletivo para o bem de todos.
Sócrates A ética se dá através de um aperfeiçoamento interior, que é realizado sem exigência externa, que através dos diálogos com as pessoas se estimula assim a sua própria busca. Esses diálogos baseavam-se em duas dimensões, valores e fundamentos, significado ou sentimentos dos costumes e dos valores ético político na sociedade vivia na época. Sócrates entedia que a lei deveria vir do interior do individuo e assim ela não seria uma simples regra a ser obedecida como era concebida a justiça em seu contexto.
Aristóteles A ética é a ciência das condutas, ela se da através da racionalidade humana, mas ela é um conhecimento que deve ser aprendido afim de que as sociedades vivam em um bem estar social. Apesar ser um discípulo de Platão Aristóteles não acredita que ética era uma característica humana e o individuo já nasce com ela. O racionalismo era primordial para que as pessoas pudessem aprender e se aperfeiçoar a conviver com os valores éticos e morais, buscando a felicidade da plenitude.
Ética moderna Ética antropocêntrica, apesar de ainda possuir ligações com a igreja, ela é baseada na racionalidade e nos debates realizados na antiguidade caminhando em direção a liberdade do individuo. A pessoa deveria se aprimorar por meios próprios e o estado seria o fornecedor de educação,