reflex o Humboldt
______________________________________________________________________
O texto O Último dos Grandes relata a partir da bibliografia de Alexander von Humboldt, a sua história de vida e de descobertas, estudos e habilidades , além das contribuições para os vários campos e disciplinas que dominou, como para as ciências da natureza e para o homem.
Com a infância e a juventude relatadas brevemente pelo texto, tem-se a carreira brilhante de Humboldt, que foi se tornando um homem importante para o estado prussiano, principalmente a partir da Escola Livre de Mineração. Ainda com dezenove anos, inicia os seus trabalhos sobre a geografia e em viagens, a partir do estudo de migração das plantas sobre o globo, elaboração de geografia de plantas e o plano de um esboço de perfis geográficos e geológicos.
Ao longo da leitura do texto, percebe-se que Humboldt se enquadrava no movimento idealista, romântico, iluminista, naturalista e republicano social, além de ser um defensor dos povos escravizados e explorados, defendendo os direitos humanos dos mesmos. Também criticava a Igreja Católica devido a concordância da mesma com a escravização de minorias- como negros e índios.
Realiza viagens para a América do Sul, mais especificamente para a Colômbia iniciando trabalhos de campos na fase da geografia física- uma das setes áreas da Geografia que ele repartiu. Destaca-se o conhecimento em áreas como a climatologia, geografia física, geologia, hidrologia, fitogeografia, geografia dos animais e obviamente, a geografia moderna.
A partir de seu espírito explorador, Humboldt utiliza de equipamentos em suas viagens fazendo observações rigorosas de suas expedições, utilizando do empirismo como métodos para as suas pesquisas em Geografia Física: constatação dos fenômenos naturais da Terra com instrumentos de medição, fixação das longitudes e latitudes para a representação cartográfica, identificação dos padrões de difusão, comparação em