Tica No Jornalismo 1
Professor: José Alves
Aluna: Ivanete Matos Ferreira da Silva
Curso Ciências Contábeis 1º semestre Noturno
A importância da Ética na vida pessoal, social e política
A ética permite-nos viver como seres humanos detentores da capacidade de pensar, ela está relacionada com a reflexão sobre os princípios e argumentos que fundamentam as nossas ações, ou seja, permite-nos ponderar sobre a causa ou o motivo para agir de determinada maneira, assim a ética nos ajuda a distinguir o bem do mal, levando-nos a refletir sobre questões muito pertinentes, tais como: porque faço isto e não aquilo? Qual o motivo que tenho para agir assim?
A ética pode ser considerada como a arte de construir a nossa própria vida, sem ética o nosso dia a dia seria um verdadeiro caos, nós seres humanos vivemos isolados, mas em constante interação com os outros, por esta razão, o ser humano sofre, naturalmente, influências sociais que condicionam a sua tomada de decisões. Estas influências exteriores podem conduzir o ser humano para um bom ou um mau caminho, o que está intimamente ligado a muitos fatores: os padrões culturais do meio, o contexto histórico e as relações interpessoais que se estabelecem.
É com a ética que podemos viver como realmente somos pessoas e não animais.
A ética regula a conduta do individuo no meio político, valendo-se pelos princípios da moralidade, legalidade, impessoalidade, publicidade e eficiência, mas infelizmente, ela está extinta no meio político. Por faltar ética na política existem pesquisas indutoras de votos, mensalões, cuecas cheias de dinheiro, provas do ENEM falhas e um rosário interminável de mazelas. Político ético não negocia sua moral para ter cargo.
A ética é imprescindível nas relações humanas, pois a falta dela só deixaria tais relações transbordando de desconfiança e passariam a não mais existir, pelo menos não como estamos acostumados. As relações na sociedade são construídas através da confiança e firmadas sob a moral e os bons