tica na Contabilidade
Ética e Responsabilidade Social
2014/2015
Índice
1 Introdução 2
2 Ética, Moral e Deontologia 3
3 Comportamento ético na Contabilidade 4
3.1 Breve abordagem 4
4 Ética Profissional 6
5 Deveres de um Contabilista 7
6 Compromissos do Contabilista 9
7 O conflito ético e o Contabilista 10
8 Conclusão 11
9 Bibliografia e Webgrafia 12
1 Introdução O presente trabalho irá abordar o tema da ética e deontologia profissional, directamente relacionada com a contabilidade. Como já foi constatado, o mundo do trabalho está em constante transformação-renovação, e em muitos aspectos de uma forma extremamente rápida e profunda. O que ontem era desconhecido e marginalizado, hoje pode ser a norma dominante. Esta nova realidade levanta porém várias questões e algumas dúvidas, pois ao afetar as vidas e o futuro de todos nós, merece uma reflexão profunda sobre o modo como é conduzida a nível ético e moral.
Os contabilistas são uma parte importante desta sociedade, procurando como lhes compete um caminho profissional de acordo com a ética e a moral, não deixando porém, de referir a importância que as empresas têm no desempenho desta questão relativamente a estes profissionais.
A ética exige dos dirigentes, dos técnicos de gestão e de contabilidade não só conhecimentos técnicos, mas também comportamentos que satisfaçam a lei e o respeito pela ética. Para os contabilistas há uma obrigação em especial para se comportarem de uma forma ética, devido à confiança que lhes é depositada pelo seu trabalho, por parte dos investidores e dos credores. Podemos afirmar que, para o mercado de capitais funcionar com uma maior eficácia, os investidores públicos, têm que confiar nas informações financeiras, produzidas pelos contabilistas e verificadas pelos auditores. Quando os valores de ética se encontram em decadência, as pessoas frequentemente procuram ajuda através do Estado.
Contudo, nas sociedades modernas, o Estado pouco poderá ajudar, quando os cidadãos não