Tic e qim
Apresentação da tese Quadros Interactivos - Presentation Transcript
1. UNIVERSIDADE CATOLICA PORTUGUESA Mestrado em Ciências da Educação Quadros Multimédia Interactivos : impacto no contexto de aprendizagem Sessão de apresentação do livro : A Escola XXI – Aprender com TIC Miguela Fernandes 8 de Julho de 2010
2.
o 1- Contextualização o 2- Problema de investigação o 3- Objectivos da investigação o 4- Revisão da literatura o 5- Metodologias de Investigação o 6- Conclusões
Sumário da apresentação
3. 1- Contextualização o Escola Secundária da Batalha está localizada no concelho da Batalha, distrito de Leiria; o É uma escola ligada às Tecnologias de Informação e Comunicação desde o Projecto Minerva, Projecto Nónio Século XXI, ENIS, etc.; o Adquiriu o 1º Quadro Multimédia Interactivo, em 1999, no âmbito do Projecto Nónio Século XXI “Uma Escola para a Sociedade da Informação”.
4. 2- Problema da investigação o Conhecer melhor o impacto dos quadros multimédia interactivos nos contextos de aprendizagem, numa turma do 3º ciclo, 7º ano, na disciplina de Inglês e numa turma do 10º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Matemática.
5. 3- Objectivos do estudo o Compreender as alterações na dinâmica no contexto de aprendizagem aquando da integração de quadros interactivos multimédia; o Conhecer a influência da introdução desta tecnologia no que diz respeito ao trabalho do docente.
6. 3.1- Objectivos do estudo: Questões (1) o Compreender as alterações da dinâmica no contexto de aprendizagem aquando da integração de quadros interactivos multimédia:
Os QMI tornam as aprendizagens mais agradáveis e interessantes?
A versatilidade do QMI permite a utilização de aplicações diversas, aumentando o grau de envolvimento/participação dos alunos?
Haverá alguma diferença em termos motivacionais relativamente à utilização dos QMI, em contexto de aprendizagem, entre alunos do sexo feminino e