ti verde
De acordo com varias pesquisas entende-se que é a prática sustentável de produção, gerenciamento e descarte de equipamentos eletrônicos, bem como economia de energia elétrica.
Vemos então a importância desta prática, a qual precisa ser adotada nos projetos e na estruturação dos diversos produtos para que sejam feitos novos métodos ou materiais que reduzam os perigos de contaminação não somente para o ser humano, mas também, para toda a natureza.
Neste sentido, os gestores ou administradores têm uma função impar ao gerenciar suas respectivas empresas. Como por exemplo? Por estar preocupado em adquirir e utilizar materiais reciclados, bem como, equipamentos que consumam menos energia. Uma boa prática disso é aproveitando muitos materiais como é o caso da reutilização do outro lado do papel já impresso. Não só reduz o uso de árvores usadas no processo de sua fabricação, como também gera uma redução nos custo da empresa.
Em se tratando de reciclagem, hoje já ha muitas empresas que utilizam esse tipo de conduta. Mantêm cestos de cores diferentes para os diversos tipos de materiais, como o vidro, plástico, papel, metal e lixos comuns e orgânicos. Este empenho tem gerado benefícios até mesmo para pessoas e instituições que sobrevivem da venda destes materiais já reciclados. Inclusive, órgãos públicos e empresas privadas, muitas vezes só fazem contratação de prestadores de serviços, quando provam seu compromisso com essa prática, mostrando que tem um compromisso socioambiental.
Mas o foco são os equipamentos eletrônicos. É necessário que se façam descartes adequados inteligentes. Não se pode e nem deve tratar esses materiais como se fosse lixo comum, jogando-os em qualquer lugar.