Sistema Biblioteca
Documento de Requisitos
Março de 2002
A - VISÃO GERAL DO SISTEMA
O sistema para a Biblioteca do ICMC consiste do gerenciamento dos empréstimos de obras literárias, bem como da devolução dessas obras. O sistema deve emitir diversos tipos de relatórios e consultas, possibilitando um melhor gerenciamento dos empréstimos.
B - REQUISITOS FUNCIONAIS
B1 - Lançamentos diversos
1. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção de leitores da biblioteca, com os seguintes atributos: nome, endereço, cidade, estado, telefone, email, documento de identificação, categoria de leitor e data de nascimento.
2. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção das diversas categorias de leitores, com os seguintes atributos: código da categoria, descrição da categoria e número máximo de dias que essa categoria de leitor pode emprestar uma obra. Exemplos de categorias de leitores são: aluno de graduação, aluno de pós-graduação, professor, funcionário e usuário externo.
3. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção das diversas categorias de obras literárias, com os seguintes atributos: código da categoria, descrição da categoria, número máximo de dias que esse tipo de obra pode ficar emprestado e taxa diária de multa por atraso na devolução. Exemplos de categorias de obras literária são: livro, periódico, revista, nota didática, jornal, relatório técnico, tese de doutorado e dissertação de mestrado.
4. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção das obras literárias da biblioteca. Cada obra possui os seguintes atributos: código, ISBN, título da obra, código da categoria de obra literária, autores, palavras-chave, data da publicação, número de edição, editora e número de página. Cada obra pode possuir uma ou mais cópias na biblioteca. Assim, o sistema deve atribuir um identificador único à cada uma das cópias.
5. O sistema deve permitir a inclusão, alteração e remoção de funcionários da