TI Trabalho Interdisciplinar Código de Barras UPC
AVELLAR, Daniel Magalhães1
ESPOSTE, Robson de Souza
GONÇALVES, Endrigo Bonifácio
RODRIGUES, Luiz Augusto Fonseca
SILVA, Paulo Henrique da
Resumo. Este trabalho tem como objetivo mostrar o significado e função que o código de barras desempenha na identificação de produtos e principalmente a matemática envolvida nos códigos de barras. Em um mundo globalizado, a necessidade de compartilhar informações é indispensável. O código de barras foi uma solução encontrada para o desenvolvimento do mercado de vendas. Hoje temos disponíveis vários modelos de código de barras dentre os quais podemos destacar: EAN/UPC, Código 39, Código 128, Intercalado 2 de 5, PDF 417. Neste artigo abordaremos apenas o Código de barras UPC – Universal Code Products
(Código Universal de Produtos) usado para identificação de produtos do varejo. Este código possui 12 dígitos e ocupa pouco espaço no rótulo do produto.
Responderemos duas perguntas: Qual a matemática envolvida nos códigos de barras? Caso um produto seja lido pelo Scanner ao contrário ou invertido, existe a possibilidade da leitura ser feita de forma errada? Vamos demonstrar através de um pseudocódigo e de um simulador desenvolvido pelo grupo no software MS Excel, a aplicação da matemática envolvida na leitura e conversão das barras em números de maneira que estes questionamentos sejam esclarecidos.
Palavras Chaves: Matemática, Códigos de Barras, UPC.
Graduandos do 1º período do curso de Engenharia Mecânica, do Centro Universitário Newton Paiva.
Professor Orientador: Vinícius Marinho.
1
2
1. Introdução
Em quase todos os produtos temos o recurso dos códigos de barras. Os códigos de barras são uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A leitura desses dados é feita através de um scanner conhecido como leitor de códigos de barras, que emite um raio vermelho que percorre por todo o código de barras.
Onde a barra for escura, a luz é absorvida, e onde a barra for clara a luz é