EMPREENDEDORISMO

535 palavras 3 páginas
Empreendedorismo
No que concerne à definição de empreendedorismo, vários autores estudam e estão aprofundando sobre o tema nos últimos 30 anos.
Este trabalho vem tentar responder essas diversas abordagens sobre empreendedorismo, através de pesquisadores sobre o assunto. O termo francês entrepreneur trata-se do verbo entreprendre, que significa fazer algo ou empreender. Na etimologia da palavra, entre + pendre. Entre (do latim inter) designa espaço que vai de um lugar a outro, ação mútua, reciprocidade e interação. Pendre (do latim prehendere) significa tomar posse, utilizar, empregar, tomar uma atitude.
Outro significado para a palavra empreender segundo o economista Jean-Baptiste Say1 (1767-1832) apud Bom Ângelo (2003) trata-se daquele que “transfere recursos econômicos de um setor de produtividade mais baixa para um setor de produtividade mais elevada e de maior rendimento”.
Nas correntes existentes no empreendedorismo: a econômica e a comportamental notam-se que são as mais predominantes nos estudos sobre o tema, mas mesmo assim, não há uma definição concretizada sobre empreender e o papel de um empreendedor.
Do ponto de vista dos autores economistas, o empreendedorismo está na percepção e na exploração de novas oportunidades, ao se utilizar de maneira inovadora os recursos disponíveis.
Joseph Schumpeter2 (1982) apud Bom Ângelo (2003) pontua que empreendedorismo, permite ao sistema econômico reconstruir-se e promover a inovação. Responsável pela ideia de “destruição criativa”, ideia essa que aciona a economia, criando melhores produtos, novos mercados e oferecendo alternativas aos métodos menos eficientes e mais caros. De acordo com o economista, as tecnologias ativam essa criatividade, permitindo assim a criação de um produto melhor e de menor custo.
O final do século XX foi marcado por estudiosos da corrente de pensamento comportamentalista como Max Weber, David C. McClelland e Filion.
Fillion3 (1997, p. 142) apud Instituto Euvaldo Lodi (2000, p. 20),

Relacionados