Ti seguranca
Introdução
O processo de identificação de requisitos na engenharia de software tem uma função fundamental no correcto desenvolvimento do projecto, pode-se no entanto facilmente tornar num processo extenso e trabalhoso.
Durante o desenvolvimento da área de Engenharia da computação iniciada em meados da década de 80, vários autores sugeriram diversas técnicas para um processo mais rápido e eficiente de levantamento e validação de requisitos de sistemas de software.
Uma das técnicas mais populares é a utilização de Casos de Uso para descrever claramente todos os requisitos de um dado sistema, esta técnica foi proposta por Ivan Jacobson em sua metodologia de desenvolvimento de sistemas orientados a objectos OOSE, visando identificar os requisitos de um sistema.
Foi aprimorada por várias outras personalidades e posteriormente foi incorporado à linguagem UML, que define um diagrama para representar graficamente os casos de uso e seus relacionamentos (Diagrama de Casos de Uso).
Diagramas de Casos de Uso (Use cases) - definições
Segundo Ivan Jacobson, podemos dizer que um caso de uso é um "documento narrativo que descreve a sequência de eventos de um actor que usa um sistema para completar um processo".
Um caso de uso é uma técnica de modelagem usada para descrever o que um novo sistema deve fazer. Ele é construído através de um processo interactivo no qual as discussões entre o cliente e os desenvolvedores do sistema conduzem a uma especificação do sistema da qual todos estão de acordo.
Um caso de uso descreve as operações que o sistema deve cumprir para cada usuário. Ele vai ajudar a formalizar as funções que o sistema precisa fazer. Um