Thomas hobbes
Thomas Hobbes (Malmesbury, 5 de abril de 1588 — Hardwick Hall, 4 de dezembro de 1679) foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês.Sua principal obra foi o Leviatã.
De acordo com Hobbes, tal sociedade necessita de uma autoridade à qual todos os membros devem render o suficiente da sua liberdade natural, por forma a que a autoridade possa assegurar a paz interna e a defesa comum. Este soberano, quer seja um monarca ou uma assembleia.
Como Hobbes alegou em sua autobiografia, "ao nascer sua mãe teria dado a luz a gêmeos: Hobbes e o medo", já que a mãe de Hobbes havia entrado em trabalho de parto prematuro com medo da Armada Espanhola que estava prestes a atacar a Inglaterra, onde o tema medo e do seu poder avassalador apareceram em suas obras.
Thomas Hobbes defendia a ideia segundo a qual os homens só podem viver em paz se concordarem em submeter-se a um poder absoluto e centralizado. Para ele, a Igreja cristã e o Estado cristão formavam um mesmo corpo, encabeçado pelo monarca, que teria o direito de interpretar as Escrituras, decidir questões religiosas e presidir o culto.
Algumas frases de Thomas Hobbes:
“Aqueles que concordam com uma opinião chamam-lhe opinião; mas os que discordam chamam-lhe heresia”.
Desde muito tempo atrás somos assim, o que concordamos aceitamos sem reclamar, mas o que não aceitamos vira um enorme problema, brigas, destruição, um ato de ofensa aos seus costumes que denominam heresia só por ser um pensamento diferente do habitual.
“O homem é lobo do homem, em guerra de todos contra todos”.
Os homens às vezes se comportam como lobos, irracionalmente guerreando com outras pessoas sem pensar nas conseqüências.
“Estou para realizar a minha última viagem, um grande salto no escuro”.
Quando morremos não sabemos pra onde estaremos indo, o que estaremos vendo, o que estaríamos sentindo, é como um salto no escuro onde não sabemos o que irá acontecer.
“Temos aversão não apenas por coisas que sabemos nos