thebe
Seu estilo, que já apresenta considerável veia surrealista, é inspirado em artistas como Roberto Matta, Paul klee e Joan miró.
A busca por símbolos que remetam a uma situação, e cujos sentidos são construídos e reiterados no decorrer de suas aparições, é algo constante na produção de Antonio Henrique Amaral.
Análise da obra brasiliana 9
Reflete o momento em que, espelhando um contexto de ditadura militar e AI 5, o artista passa a substituir uma pintura onírica por imagens que refletem a falta de liberdade e a condição política do Brasil como nação. Ela marca a transição do interno para o externo.
A obra é bela porque o conceito que fez com que o artista a pintasse foi um conceito de expressar a falta de liberdade do Brasil durante aquela época.
Arte conceitual, pois a idéia do autor é o que realmente importa nessa obra porque ela não é bonita pela aparência e sim pelos conceitos que ela aborda.
Brasiliana 9 revela que a arte foi um meio de escape da opressão que ocorreu durante a ditadura militar no Brasil.
Função pragmática:
Segundo esta função, a arte serve como meio para se alcançar um fim não artístico, Não sendo valorizada por si mesma, mas só pela sua finalidade. Estes fins não artísticos variam no decorrer da história.
A arte egípcia, por exemplo, tinha finalidade religiosa. Já na Idade Média sua finalidade era pedagógica, no intuito de alfabetizar, ensinando as leis da religião católica. Há também o uso político da arte, que podemos perceber, por exemplo, na música de protesto, que surge no Brasil em meados dos anos 60.
Ex:
Campanha publicitária “Feio é fumar.” -
Iluminura idade média – A Adoração dos Magos
Critérios para se avaliar uma obra por sua função pragmática: a obra não precisa ter qualidade estética, basta que se avalie do