The Great Fire of London of 1666 - Resumo
THE GREAT FIRE OF LONDON OF 1666
ALAGNA, Magdalena. Introduction. In: ALAGNA, Magdalena. The Great Fire of London of 1666. New York: The Rosen Publishing Group, 2004. p 4 a 7.
A introdução de The Grat Fire of 1666 (2004), de Magdalena Alagna, contém relatos sobre o início do grande incêndio da cidade de Londres e suas consequentes transformações na cidade.
Londres foi parcialmente destruída, vítima de um incêndio em 1212, porém nada pode ser comparado ao Grande Incêndio de 1666, resultado do descuido de um padeiro da nobreza, o acontecimento destruiu 80% da cidade com os agravantes do verão seco, edifícios de madeira e carência em instrumentos de combate ao fogo.
A autora analisa que paradoxalmente, o Grande Incêndio foi um dos eventos que ajudou a melhorar Londres. As consequências afetaram positivamente três setores da sociedade: a construção civil, através do novo planejamento que permitiu a construção de casas mais seguras com materiais mais resitentes; a salubridade urbana pela queima de ratos portadores de pestes; e a economia, com a organização de empresas de combate a incêndios, de companhias de seguros e da preocupação dos londrinos em se habititar para a recostrução de suas vidas e negócios. Desse modo, Londres renasceu de suas cinzas para se tornar a próspera metrópole que é hoje.
Verifica-se que catástrofes atuam de forma devastadora sobre o espaço urbano e a sociedade que o ocupa, todavia podem-se obter produtos positivos a partir da reestruturação exigida nessas situações.
REFERÊNCIA
ALAGNA, Magdalena. Introduction. In: ALAGNA, Magdalena. The Great Fire of London of 1666. New York: The Rosen Publishing Group, 2004. p. 4 a 7.