“The coconut revolution”
1- Com relação aos personagens que protagonizam o documentário:
a) Cite os 4 principais. Ishmael Teruam, Repórter britânico, Francis Ona e Joseph Kabui.
b) Que tipos de liderança podemos atribuir a cada um ?
- Ishmael Teruam: comandante e estrategista do BRA (Exército Revolucionário de Bougainville);
- Repórter: tem o poder para informar o resto do mundo sobre a questão bougainvilliana e seus desdobramentos;
- Francis Ona: presidente (comandante de guerra; gerenciador da atividade agrícola, dos medicamentos naturais, da pregação da religião cristã e das necessidades da população em geral) – o homem que começou a Revolução;
- Joseph Kabui: vice-presidente de Bougainville até 1997, quando ocorreu uma eleição e tornou-se presidente.
c) Qual(s) os tipos de lideranças são mais significativos sob o ponto de vista ambiental? Explique.
Todas as lideranças executadas pelos protagonistas do documentário “The Coconut Revolution” foram importantes do ponto de vista ambiental. Se não direta, indiretamente. O repórter, por exemplo, controlando a mídia, tem poder de formar a opinião pública e criar forças contra a mineradora. Já os líderes da comunidade foram responsáveis pela defesa dos interesses da população e do meio em que vivem - que é fonte de seu sustento e valorizado em sua cultura.
Em que contexto apareceu a expressão superpotência no documentário? Qual a relação com o conflito narrado? O contexto em que apareceu a expressão “superpotência” no documentário foi na fala de Francis Ona referente ao apoio dessas superpotências ao governo de Papua Nova Guiné contra os interesses de Boungainville. O desenrolar da relação injusta entre explorador e explorado, explica todos os conflitos e disputas pela liberdade. De um lado, liberdade para exploração mineral sem intervenções e divisão significativa de lucros, de outro, liberdade para defender os direitos da população e da natureza presentes na ilha de Bougainville.
3- .