The coca-cola company
MATEUS DOURADO DA SILVA
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCAL
ITABERABA 2012
MATEUS DOURADO DA SILVA
DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCAL
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Para o tema: DESENVOLVIMENTO ECONOMICO LOCAL
Orientador: SAMARA HEADLEY, MARCELO SILVEIRA WILSON SANCHES E MÁRCIA BASTOS
ITABERABA
2012
INTRODUÇÃO
Durante os últimos 20 anos, têm crescido na literatura econômica os estudos sobre a importância dos aspectos locais para o desenvolvimento econômico e a competitividade das empresas. Esses estudos dão especial atenção às aglomerações setoriais de empresas que, pela cooperação ou configuração econômica desenvolvida, criam diferenciais competitivos significativos para as firmas localizadas.
Na Teoria de Desenvolvimento Regional, surge a abordagem de Arranjos Produtivos Locais (APLs) como ferramenta básica de estudos e ações voltadas para promover aglomerações de empresas especializadas e concentradas geograficamente.
Aglomerações geográficas e/ou setoriais tipicamente de micro e pequenas empresas têm se tornado objeto de políticas e estudos industriais nas últimas duas décadas, em vários países, inclusive Brasil. Essas aglomerações, dependendo de sua configuração, são chamadas por diversos autores de arranjos produtivos locais - APLs, sistemas locais de inovações, sistemas produtivos locais, clusters, entre outros. Essas diversas denominações têm em comum a ênfase na importância dos aspectos locais para o