The Best
Os polímeros termoplásticos tem como propriedade as longas cadeias moleculares e não tão rigidamente conectadas, tem boa ductilidade e conformabilidade. São constituídos por ligações fracas, tipo Van der Waals, assim são facilmente rompidas com a inserção de energia. Eles permitem fácil movimentação de suas cadeias poliméricas em relação as outras, por isso possuem como uma de suas características fundamentais a re-processabilidade.
Os polímeros termoplásticos possuem dois tipos de cadeias poliméricas as lineares e as ramificadas.
Os polímeros termoplásticos tem como exemplo algumas aplicações como o polietileno que é usado em bombonas, embalagens, brinquedos, etc.
POLÍMEROS TERMOFIXOS OU TERMORRÍGIDOS
Os polímeros termofixos são mais resistentes e mais frágeis, pois suas cadeias moleculares apresentam ligações cruzadas. Eles regem quimicamente formando ligações cruzadas entre suas cadeias solidificando-se. Não amolecem com o aumento de temperatura, por isso depois de produzidos não podem mais ser processados, isso devido ao tipo de ligação citado acima, que para ser rompido necessita de uma grande quantidade de energia.
Nos polímeros termofixos temos como exemplo de aplicação o poliéster insaturado que é utilizado para cascos de barcos, piscinas e silos.
APLICAÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Cloreto de polivinila (PVC) – Tubos e conexões para água, esgoto e eletricidade, cobertura para solucionar problemas de luminosidade em telhados de barracões.
Náilon – Usado como reforço entre telhas plásticas e buchas de fixação.
Acrílicos – Utilizados para difusão de luz nos aparelhos de iluminação e boxe de banheiro.
Resinas epóxi – Como revestimento por sua dureza e resistência para concreto.
Silicones – Para a proteção de superfícies sujeitas a intempéries.
BIBLIOGRAFIA
WRIGHT, Wendelin J., ASKELAND, Donald R. Ciência e Engenharia dos materiais Trad. 3ª Ed. Norte-americana. São Paulo: Cangage Learning 2014
AMBROZEWICZ,