Relatorio
2.a FECl3 + NAOH = FE(OH)3 + NACl O precipitado formado é o hidróxido de ferro III e sua fórmula é Fe(OH)3.
b. Ocorreu a reação de Dupla Troca
3.a. A reação de queima é uma reação de oxidação, que pode ocorrer naturalmente na presença do ar, e mais enérgicamente quando é fornecida energia ao sistema na forma de calor.
A reação é:
b.2Mg + O2 -> 2MgO
c.A segunda reação se deu quando essa mesma fita de magnésio foi colocada em um tubo de ensaio que tinha água destilada e três gotas de fenolftaleína. E assim, foi observado que formava bolhinhas, ou seja, houve desprendimento do gás hidrogênio, e que em volta da fita lixada a ficou rósea isso foi notado devido à presença da fenolftaleína, indicando que quando o Mg reagiu com a água resultou em uma solução de natureza básica, sendo esta uma reação de deslocamento conforme a reação abaixo:
d.Mg(s) + 2H2O(l) → Mg(OH)2(aq) + H2
4.a. PRATA Ag
b. O tom azul, deve-se a migração do cobre para a solução
c. A reação é de Oxi-redução: .Cu + 2AgNO3–> Cu(NO3)2 + 2Ag.
Observamos que o agente oxidante, que recebe os elétrons e se reduz, é o íon Ag+, enquanto o agente redutor, que doa os elétrons e se oxida, é o Cu.
5.a. Pois houve um processo espontâneo de oxi-redução, em que é perceptível a redução dos íons metálicos. Dessa forma pode-se perceber nesse processo, os íons em solução são transformados em metal.
c.A reação foi de simples troca ou deslocamento e houve a oxidação do ferro, sob equação química a seguir:CuSO4 (aq) + Fe (s) - SO4 (aq) + Cu(s)
6.a. Gás Carbônico CO2
b. 2HCl + CaCO3 => CaCl2 + H2CO3
Mas o ácido carbônico é instável e se decompõe em H2O e CO2,
A reação então fica assim: 2HCl + CaCO3 => CaCl2 + H2O + CO2
c. Pois o ácido carbônico é instável e se decompõe em H2O e CO2.
7.a. 3NH4Cl Cloreto de amônia
b. FeCl3 + 3NH4SCN → Fe(SCN)3 + 3NH4Cl Reação de dupla-troca