Vieira, M. V. S.
QUEM SÃO OS ESCORPIÕES?
Os escorpiões são artrópodes quelicerados que existem há cerca de 400 milhões de anos. Junto com as aranhas, ácaros, opiliões, entre outros, constituem a Classe Arachnida. Seu corpo é dividido em duas partes: prossoma (cefalotórax) e opistossoma (o resto do corpo). No prossoma estão as pinças (mãos), que servem para segurar a presa; logo depois estão as quelíceras (boca), que trituram o alimento. O opistossoma é subdividido em duas partes: mesossoma (corpo) e metassoma (cauda). Na parte de baixo do corpo (barriga) do escorpião existem dois pentes com funções sensoriais (indica algo perto) e os pulmões. A cauda apresenta cincos segmentos (partes), na penúltima parte está o ânus e a última parte se chama télson, com um aguilhão (ferrão) no final.
COMO SE PREVENIR?
Os escorpiões são animais bastante resistentes, com um esqueleto externo de quitina praticamente impermeável. Isso dificulta a sua eliminação, em especial com o uso de inseticidas. A melhor forma de evitar esses animais em casa é a prevenção. Algumas táticas são importantes para se prevenir são: não acumular entulhos, lixo doméstico e madeiras; deixar a casa sempre limpa; cuidado ao arrumar cortinas e amontoado de roupas; vedar (tampar) ralos, frestas da porta e janelas; muita cautela ao calçar sapatos ou tênis e ao vestir roupas, e cuidado ao ir dormir: é quando ocorre a maioria dos acidentes. Também é importante evitar baratas, pois são o alimento preferido deles. No caso de ocorrência de escorpião, crie galinhas, que são as predadoras naturais do escorpião.
O QUE FAZER QUANDO FOR PICADO?
Na maioria das vezes, quando ocorre um acidente por escorpião, a tendência da pessoa é ficar nervosa. O ideal a se fazer é manter a calma, limpar o local da picada com água e sabão e procurar orientação médica. Se for possível, deve-se levar o animal ao serviço de saúde. Não se deve fazer torniquete, cortar o local