Thau I
Trata-se um elemento construtivo em curva que é arredondado. Normalmente em alvenaria que emoldura a parte superior de um vão ou reentrância suportando o peso vertical do muro em que se encontra.
Das diversas aplicações que um arco pode ter, observa-se principalmente a sua utilização em portas, janelas, pontes, aquedutos e também em formações geológicas naturais se podem encontrar arcos como resultado da erosão. como elementos de composição tridimensional de abóbadas e até em paredes de retenção ou barragens, onde a pressão se efetua horizontalmente.
O arco é uma barra curva ou poligonal, utilizando quando se deseja preponderância do esforço normal de compressão frente ao momento fletor, com o objetivo de favorecer o uso de materiais de pouca resistência á tração.
Mas além da sua função prática de distribuição da carga o arco possui também uma forte componente decorativa permitindo uma grande variedade formal. É neste sentido estético que o arco se torna um elemento útil à identificação e classificação dos diversos movimentos artísticos na arquitetura.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS
PONTE DA AMIZADE
Um exemplo de ponte, porém mais próximo da nossa realidade, é a já familiar Ponte da Amizade, ligando o Brasil ao Paraguai. Inaugurada em 1962, possui 552,4 m de comprimento total.
Uma condição do projeto da ponte era que o tráfego fluvial nunca viesse a ser interrompido, devendo-se ter um gabarito de navegação de no mínimo 18 m de altura contado a partir do nível mais alto já atingido pelas águas do rio Paraná, ocorrido na enchente de 1905. Para tanto foi projetada uma estrutura que respeitasse tal condicionante e, como resultado, foi obtido o belo arco visto na foto ao lado, com 290 m de vão e 53 m de altura. Na época da inauguração da ponte, este era o maior vão do mundo em ponte de concreto armado e arco biengastado.
PONTE DO ARCO Construída sobre o rio Iguaçu e inaugurada em 1944,