Thais
A noção da moral está fundamentada com a noção do bem, que é da onde se constitui o seu valor. Existe uma serie de discussões filosóficas, e um embate de ideias existe em torno do conceito de bem. Sendo a palavra chave no campo na Moral, que desde a Grécia antiga perpetuou diversas discutições sobre o tema. Os embates mais frequentes eram entre estoicos e os seguidores de Epicuro. Para os estoicos o bem consistia em suportar as dores e sofrimentos com serenidade, pois a virtude era considerada a única e verdadeira fonte de felicidade, já o empicurismo associava a ideia de bem ao prazer.
Integral significa a plena realização de um homem, Integrada é quando existe interesse igual ao do próximo. Assim sendo considerado bem, tudo aquilo que promove o homem tanto de forma integral como integrada. A partir dos princípios de bem, já estabelecidos, chega a hora de organizar os sistemas éticos até chegar as normas morais, que tem como meta orientar as e conscientizar as atitudes humanas.
Não Há paralelo explícito e positivo entre a moral e o direito, se não houver uma diferenciação entre os setores da moral. As principais são a moral natural e a moral positiva. A moral natural consiste as ideias advindas e absolvidas da natureza, de fontes naturais. Abrangendo a vida humana e os objetos naturais em um único tempo.Já a moral positiva, advém da construção histórica, tentando compreender o que um homem de certa época e lugar faz em relação ao bem. Heinrich Henkel afirmava que a moral positiva possuía três esferas distintas, a Moral autônoma, a Ética superior dos sistemas religiosos e a Moral social.
A moral autônoma consiste na