Tha S1
Conceito que facilmente entram em debates e discussões como, ética e liberdade, e que quando analisados a fundo percebemos que ambos andam mais do que juntos, andam unidos, mas afinal o que é ética? E o que é liberdade?
Ética não é uma tabela pronta, não é individual e nem universal, mas sim de um grupo, de uma sociedade; ela é a liberdade de escolha, é uma inteligência compartilhada. É uma palavra derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter, são costumes e hábitos dos seres humanos. Ela também nos lembra das normas e a responsabilidade, mas não tem sentido falar de norma ou de responsabilidade se a gente não parte da suposição de que o homem é realmente livre, ou pode sê-lo.
A liberdade por outro lado é o livre arbítrio, o direito de agir de acordo com a sua própria vontade, já para a filosofia ela é classificada como a independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade, ela é um conceito utópico, uma vez que é questionável se realmente os indivíduos tem a liberdade que dizem ter.
Quando analisamos estes dois conceitos, percebemos que a liberdade parece até não existir, pois quando pensamos em fazer algo logo nos vem em nossa mente se aquilo que queremos fazer é certo ou errado, se condiz com o padrão da sociedade em que se vive. Por exemplo, um passarinho não pode dizer “que por do sol maravilhoso vou voltar para o meu ninho a pé”, para ele andar foge das normas do que é certo e errado.
Nós temos a capacidade de escolher entre o certo e o errado, já que somos portadores de liberdade, somos capazes de fazer coisas absolutamente inúteis para a sobrevivência, somos capazes de colocar a nossa vida em risco, mas quando resolvemos fazer algo que foge do padrão de nossa sociedade ficamos envergonhados, angustiado e percebemos que talvez a liberdade nos fugisse, tudo por causa do peso da ética.
Fomos criados tendo valores e ensinamentos e quando chegamos ao ponto de