TGS
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS (TGS)
Salvador, 2015
Anne Caroline Cruz
Anne Caroline Sena
Fabiane Brandão
Fernanda Copello
Luís Paulo
Nícia Melo
Tainá Morbeck
TEORIA GERAL DOS SISTEMAS (TGS)
Toda teoria só é boa na condição que, utilizando-a, se vá mais além.
GIDE, André.
Salvador, 2015
SUMÁRIO
1. Introdução
2. Conceito de sistema
2.1 Tipos de sistema
3. Teoria Geral dos Sistemas
3.1. Abordagem geral
3.2. Propósito
4. Organização
4.1. Importância da TGS na organização
4.2. Principais características das organizações
5. Referências Bibliográficas
INTRODUÇÃO
Este trabalho facilita a compreensão da Teoria Geral dos Sistemas, idealizada por Ludwig Von Bertalanffy, biólogo austríaco, autor do livro Teoria Geral dos Sistemas, cujo objetivo é preencher alguns vazios no estudo dos sistemas, nas diversas áreas da ciência, classificando-os e mostrando de que forma seus componentes se organizam e a importância de analisar tais componentes para melhor entender o sistema como um todo.
Na área de atuação dos profissionais de Relações de Públicas a TGS é aplicada na organização e sua função é fazer a comunicação entre todas as áreas desse sistema e mantê-las interligadas para que todas tenham o mesmo discurso, o mesmo pensamento e a mesma lógica, para que assim a organização possua um único foco.
CONCEITO DE SISTEMA “Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Qualquer conjunto de partes unidas entre si pode ser considerado um sistema, desde que as relações entre as partes e o comportamento do todo sejam o foco de atenção.” (ALVAREZ, 1990, p. 17)
TIPOS DE SISTEMA
Quanto a sua constituição:
Físicos ou concretos: objetos,