tgfgb
1139 palavras
5 páginas
Fluido de corte Fluidos de corte são aqueles líquidos e gases aplicados na ferramenta e no material que está sendo usinado, a fim de facilitar a operação de corte. Frequentemente são chamados de lubrificantes ou refrigerantes em virtude das suas principais funções na usinagem:
. reduzir o atrito entre a ferramenta e a superfície em corte. (lubrificação) . e diminuir a temperatura na região de corte. (refrigeração)
Recentemente, por questões principalmente relacionadas com o meio-ambiente e à saúde das pessoas que trabalham no chão de fábrica, tem-se observado a tendência de redução na utilização do fluido de corte. Isso se deve, também, a fatores econômicos envolvidos em relação à aquisição, manutenção e descarte dos fluidos de corte. Aliado a isso tem-se as grandes inovações tecnológicas associadas aos materiais para ferramenta de corte e às máquinas operatrizes. Com isso, surgiram as correntes mundiais de usinagem a seco e também a utilização de fluidos pulverizados em baixas vazões. Tipos de fluidos de corte
2.1- Soluções ( fluidos sintéticos )As soluções são misturas de água e produtos orgânicos e inorgânicos especiais que lhe conferem propriedades úteis para o seu uso como fluido de corte. As soluções não contém óleo na sua composição.
2.2- Emulsões ("óleos solúveis" e fluidos semi-sintéticos )A denominação "óleo solúvel" é imprópria porque o óleo não está solubilizado na água, mas sim disperso por causa do emulsificador.
As emulsões também contém aditivos que melhoram ou conferem novas propriedades ao fluido.Os fluidos semi-sintéticos também são formadores de emulsões mas apresentam uma menor concentração de óleo na emulsão. Isso aumenta a vida do fluido e diminui os riscos à saúde.
2.3- Óleos ( fluidos integrais )Os óleos (ou fluidos) integrais são constituídos basicamente de óleos graxos e óleos minerais, que podem ser usados puros ou misturados, ou com aditivos.Os óleos graxos, de origem animal ou vegetal, foram