TGA
Arrumando o Chão da Fábrica
O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da Administração a fim de aumentar a eficiência industrial e seus principais métodos científicos aplicáveis são a observação e a mensuração. A escola da Administração Científica teve início no começo do século passado pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor.
Taylor teve inúmeros seguidores e provocou uma revolução no pensamento administrativo e no mundo em sua época. A preocupação original foi eliminar os desperdícios e as perdas e elevar o nível de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.
A OBRA DE TAYLOR
Frederick Winslow Taylor (1856-1915), o fundador da Administração Científica, nasceu na Filadélfia, nos Estados Unidos. Sua base familiar tinha como princípios a disciplina, devoção ao trabalho e poupança. Iniciou sua carreira como operário na Midvale Steel Co., passando a capataz, contramestre até chegar a engenheiro.
Nesta época, vigorava o sistema de pagamento por peça ou por tarefa. Os patrões procuravam ganhar o máximo na hora de fixar o preço da tarefa, enquanto os operários reduziam o ritmo de produção para contrabalançar o pagamento por peça. Isso levou Taylor a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse tanto aos patrões como aos empregados.
1. Primeiro Período de Taylor
Esse período corresponde à época da publicação de seu livro Shop Management (1903), sobre as técnicas da racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos. Taylor começou analisando as tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho para aperfeiçoá-los e racionalizá-los. Ele observou que se o operário mais produtivo percebe que obtém a mesma remuneração que seu colega menos produtivo, ele perde o interesse e acaba por não produzir de acordo com sua capacidade. Daí o surgimento da capacidade de