tga I breve biografia de autores
FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS, ADMINISTRAÇÃO E CONTÁBEIS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Escola da Administração Científica e a Teoria Clássica da Administração
Disciplina: Teoria Geral da Administração I
Professor: Nelson Germano Beck
Acadêmico: Gilson Zerwes de Moura
Campus Carazinho, Setembro de 2013.
Breve Biografia dos Autores
FREDERICK WINSLOW TAYLOR (1856-1915) Engenheiro norte-americano desenvolveu novos processos de fabricação de aço e aperfeiçoou sistemas como o da cronometragem, para medir a tempo de execução de um trabalho. Foi aprendiz, operário mecânico e engenheiro-chefe. Em 1911, com base em sua experiência profissional, publicou o livro Princípios de Administração Científica, que enfatizava a necessidade de aumentar a produtividade, dando ênfase nas tarefas. Taylor preocupou-se com a supervisão e a eficiência dos empresários. A melhoria da produtividade do trabalhador, segundo esse autor, permite a evolução dos salários.
JULES HENRI FAYOL (1841-1925) Engenheiro e administrador francês, Henri Fayol atuou também como diretor de minas e diretor-geral de empresa. Em 1916, publicou o livro Administração Industrial e Geral que enfatizava a administração como o processo que garantia o desenvolvimento ordenado das atividades empresariais. Fayol também se preocupou com aspectos da produção e fez uma abordagem mais ampla que a de Taylor. O Fayolismo Para Fayol, "governar a conduzir a empresa até a meta proposta, procurando obter o maior rendimento possível de todos os recursos de que dispõe, e garantir o desenvolvimento das seis funções essenciais".
HENRY FORD (1863-1947) Industrial norte-americano que criou em sua empresa as linhas de montagem, desenvolvendo a produção em série de automóveis. O princípio básico definido por Ford é o do ritmo de produção em massa, de produtos padronizados, através de linhas de montagem. O resultado era a produção de produtos em larga escala a preços