Tga(teoria geral da administração )
Também conhecida pela sigla TGS surgiu com o trabalho do biólogo austríaco Ludwig Vans Bertalanffy entre 1950 e 1958.
A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções praticas mais sim produzir teorias e organizar conceitos que possam criar teorias e formulações para aplicação na realidade observadas.
Os modelos básicos da à TGS são: * Os sistemas existem dentro dos sistemas; * Os sistemas são abertos; * As funções dos sistemas dependem de sua estrutura.
A TGS é importante dentro de uma organização como um todo e não somente em um departamento ou setor determinado, sendo assim o mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior numero de variáveis possíveis, externa e interna, que de alguma forma influenciam em todo processo de uma organização.
Outro fator importante e de grande significado é o FEED-BEACK (retorno) que deve ser realizado dentro de todo processo de planejamento. A teoria de sistemas começou a existir na administração em função da necessidade de uma maior integração das teorias anteriores (cientifica e relações humanas, estruturalista e comportamental oriundas das ciências sociais) e do grande uso da tecnologia da informação nas empresas.
TIPOS DE SISTEMAS
Físico ou concreto quando composto de equipamento de maquinário objetos e coisas reais (hardware).
Abstrato ou conceitual quando composto por conceitos planos hipóteses e ideias que muitas vezes só existe no pensamento das pessoas (conceitos, planos, ideias, software). Na realidade a um complemento entre sistemas físicos e abstratos: O sistema físico precisa do sistema abstrato para funcionar, o sistema abstrato somente se realiza quando aplicado ao sistema físico, quanto a sua natureza fechada, ela não apresenta comunicado com o meio ambiente, que circunda sendo assim não oferece nenhuma influencia do ambiente que por outro lado não influencia, não recebe nenhum recurso externo e nada produz que seja enviado para fora.
Exemplo à