TG Btu
Curiosidade
Diferentemente do ouro ou da prata o aço não é um elemento natural, para criar aço é preciso à participação do homem.
O aço é feito apartir da alteração do nível de carbono no ferro, aquecendo o ferro a pelo menos 2800 °Celsius ele passa do estado solido para o liquido, essa transformação força os átomos de carbono a si separarem dos átomos de ferro e o resultado é ferro fundido.
Mais o índice de carbono no ferro deve ser exato, em excesso vai tornado duro e quebradiço e pouco carbono vai tornar o aço muito maleável e incapaz de agüentar peso.
A força motriz por traz da produção do aço é a usina.
(por todo planeta existe o aço q vai moldar o nosso mundo.) Usinas integradas
As usinas integradas adquirem as matérias primas no estado bruto, executam todas as fases do processo industrial e vendem os produtos acabados.
- Instalada em Resende, no Rio de Janeiro, a Unidade Resende da Votorantim Siderurgia tem capacidade de produção de 1 milhão de toneladas de aços longos por ano.
Semi-integradas
Semi-integradas que operam duas fases: refino e laminação. Estas usinas partem de ferro gusa, ferro esponja ou sucata metálica adquiridas de terceiros para transformá-los em aço em aciarias elétricas e sua posterior laminação.
- Localizada na Zona da Mata mineira, a Arcelormittal Juiz de Fora é uma usinasemi-integrada do setor de aços longos e trefilados, produtos de larga aplicação na Construção Civil industrial e agropecuária.
As usinas não integradas possuem apenas uma fase do processo, que pode ser tanto a redução (produtor de ferro gusa) quanto à laminação. não integrada que produz perfiz de aço, usando o aço obtido em aciaria a arco elétrico, que utiliza como matérias primas principais sucatas ferrosas, além de ferro gusa, cal, ferro-ligas e outros.