Teísmo aberto
Teísmo Aberto
Abreu Lima
2011-11-29
Nome: Edsalmo
Teísmo Aberto
Trabalho solicitado pelo professor Pedro Portela da disciplina de Teologia Contemporânea do curso de teologia da Fateadal,para obtenção de nota complementar.
Abreu Lima
2011-12-01
A visão da proposta dos que defendem o teísmo aberto é agressiva à pessoa de Deus, pois o minimiza e o põe ao nível dos homens. Essa visão é absurda e inaceitável pelo fato de que o Deus revelado nas escrituras é totalmente outro, diferente desse Deus tão minúsculo e limitado que não é o Deus bíblico e que jamais gostaria e nem o aceitaria como meu Deus. Nesse caso cai bem a proposta de Feuerbach de que Deus é fruto da imaginação do homem e que, portanto, o homem criou Deus conforme a sua imagem e semelhança.
O teísmo aberto se equivoca em suas reflexões sobre Deus. A glória de Deus é reduzida nessa proposta e deve ser contestado por cristãos que tem consciência bíblica cristã e que percebe o quanto ela é nociva à fé cristã e por isso não pode ser considerada nem mesmo uma opção evangélica, como também não deve ser permitida sua manutenção no meio da igreja. Essa proposta deve ser veementemente recusada.
As propostas teológicas são muitas e, também aceitas no mundo todo por muitos líderes e crentes que não tem mente desenvolvida na Bíblia e terminam, aceitando o que estar sendo aceito facilmente pelas massas, ao invés de terem uma atitude profética de pregar contra essas aberrações teológicas que estão vomitando dentro das igrejas. Entretanto, quem adere às propostas só por modismo, já se revela como sem fundamento bíblico. Como disse o apóstolo Paulo: “..são levados por ventos de qualquer doutrina”.
Na verdade, a visão do teísmo aberto é reducionista, por minimizar todo conteúdo que magnífica a soberania e majestade de Deus. A impressão que tenho é de que eles não procuraram aprender e nem ensinar que nossa experiência deve ser analisada a luz da Bíblia e não o contrário, pois estão